Rota dos Vinhos do Alentejo, "Rota de S. Mamede" - Conhecer a nossa região

A Região vitivinícola da “Rota de S. Mamede” coincide em parte com a área abrangida pelo Parque Natural da Serra de S. Mamede, cuja riqueza paisagística constitui uma das atracções desta Rota.
Um microclima específico e a vinha em solos na sua maioria de origem granítica proporcionam vinhos com características bem diferenciadas dos provenientes das outras regiões alentejanas. Aqui, predominam os vinhos tintos, carregados de cor, com muita intensidade aromática a frutos vermelhos enquanto jovens, com alguma adstringência e com muito corpo.

Adega Cooperativa de Portalegre
Ribeiro de Baco- Portalegre
O aumento da procura dos vinhos aqui produzidos, conhecidos pela sua constante qualidade, obrigou à modernização tecnológica das suas estruturas, o que se verificou a partir do ano de 1991.  
Contacto: Tel: 245 300 530 / Fax: 245 207 560

Adega da Cabaça
Quinta da Cabaça – Urra – Portalegre
O Morgado de Reguengo, vinculo instituído em 1580 conservou-se na família Avillez até ao principio deste século, transitando de pai para filho sem quebra de varonia através de onze gerações. Na década de 1980 Jorge de Avillez, recuperou para a família as propriedades que integravam o vinculo.  
Contacto: Tel: 245 207 217 / Fax: 245 330 868 

Tapada do Chaves – Sociedade Agrícola e Comercial, S.A.
Tapada do Chaves – Frangoneiro – Portalegre
Nesta adega pode assistir-se à associação das técnicas tradicionais de fermentação em tintos com as modernas técnicas de vinificação com controlo da temperatura de fermentação para os brancos.

Contacto: tel: 245 201 973 / Fax: 245 202 425

Sem comentários: