Museu do Fado

Inteiramente consagrado ao universo da canção urbana de Lisboa, o Museu do Fado abriu as suas portas ao público a 25 de Setembro de 1998 celebrando o valor excepcional do Fado como símbolo identificador da Cidade de Lisboa, o seu enraizamento profundo na tradição e história cultural do País, o seu papel na afirmação da identidade cultural e a sua importância como fonte de inspiração e de troca inter cultural entre povos e comunidades. O Museu do Fado integra várias valências, para além da sua exposição permanente: um Centro de Documentação, uma Escola (com cursos de guitarra portuguesa e gabinete de canto) uma Loja temática, um auditório com programação regular de eventos, bem como um espaço de restauração/cafetaria.
Desde a sua abertura ao público, para o Museu têm convergido os espólios de centenas de intérpretes, autores, compositores, músicos, construtores de instrumentos, estudiosos e investigadores, artistas profissionais e amadores, em suma, de centenas de personalidades que testemunharam e construíram a história do Fado e que não hesitaram em ceder-nos os testemunhos do seu património afectivo e memorial para a construção de um projecto colectivo. A todos eles o Museu presta a sua homenagem.Na sua  exposição permanente do Museu do Fado é um tributo ao Fado e aos seus cultores, divulgando o seu historial a partir da Lisboa oitocentista. 
Ao longo do percurso museológico, o visitante é convidado a conhecer a conhecer a história do fado desde a sua génese, no século XIX, até à actualidade, os principais percursos de mediatização da canção urbana, o teatro, a rádio, o cinema e a televisão - o historial e evolução técnica da guitarra portuguesa, os ambientes das casas de fado, bem como o percurso biográfico e artístico de dezenas de personalidades do univesro fadista.
Para além de documentar o percurso biográfico dos artistas que construíram e constroem, ainda hoje, a história do fado, a exposição reflecte também a relação da sociedade portuguesa com o fado, através de um importante acervo de artes plásticas.
Em exposição o visitante poderá observar a emblemática obra O Fado de José Malhoa (1910) temporariamente cedido pelo Museu da Cidade, o tríptico O Marinheiro de Constantino Fernandes (1913) cedido pelo Museu do Chiado/IMC ou ainda a obra O Mais Português dos Quadros a Óleo de João Vieira (2005) a par de inúmeros testemunhos do universo fadista: instrumentos musicais, repertórios, periódicos especializados, partituras, troféus, trajes, etc.
Ao longo da sua visita o visitante poderá ainda consultar um conjunto de postos de consulta documentando a história do fado, a sua estreita relação com a cidade que o viu nascer, as biografias de centenas de artistas, com possibilidade, ao longo do percurso, de audição de várias dezenas de fados.
Um sistema de audioguias em português, inglês, francês e castelhano é uma ferramenta fundamental de apoio à visita, oferecendo a possibilidade de selecção e audição de dezenas de fados ao visitante.

Contactos:

Largo do Chafariz de Dentro, N.º 1
1100-139 Lisboa

Telf. +351 218 823 470
Fax +351 218 823 478
Geral - museudofado@egeac.pt

Sem comentários: