Escola Superior de Educção de Portalegre - Conhecer as nossas instituições

A Escola Superior de Educação de Portalegre foi criada legalmente em 1979, juntamente com as suas congéneres, no quadro da institucionalização do ensino superior politécnico. No entanto, só em 1985 iniciou, formalmente, as suas actividades. A primeira Comissão Instaladora tomou posse nesse ano e tinha como tarefas essenciais promover o arranque da Escola e iniciar o processo de construção das suas instalações definitivas. Optou-se por ocupar o bonito edifício apalaçado da Praça da República, com um passado também ligado ao ensino, uma vez que foi aqui que funcionou o Liceu Nacional de Portalegre. 
A Escola viria a integrar-se, posteriormente, no Instituto Politécnico de Portalegre, com a criação legal deste e a nomeação do Presidente da respectiva Comissão Instaladora.
As primeiras actividades da Escola Superior de Educação de Portalegre, no ano lectivo de 1985/86 foram dedicadas à formação em serviço de professores de todos os graus de ensino. No ano lectivo seguinte, iniciaram-se os primeiros cursos de formação inicial de professores: bacharelatos em Educadores de Infância e Professores do Ensino Primário (designação de então), e equivalências a licenciatura em Professores do Ensino Básico, nas Variantes de Matemática e Ciências da Natureza, Educação Visual e Português e Francês. Ao elenco dos cursos oferecidos, passou a juntar-se, em 1990/91, a Variante de Português e Inglês nos cursos de Professores do Ensino Básico. 
Em 1994/95 foram criados os bacharelatos em Animação Educativa e Sócio-Cultural, Jornalismo e Comunicação e Turismo e Termalismo. 
No ano lectivo seguinte, com a aprovação e publicação dos seus Estatutos, a Escola deixou o regime de instalação e passou ao regime definitivo, iniciando-se, então, o processo de eleição de todos os órgãos e estruturas de direcção e de gestão científico-pedagógica. 
Em 1997/98 foram propostas as alterações curriculares dos cursos de Animação Educativa e Sócio-Cultural, Jornalismo e Comunicação e Turismo e Termalismo, com a consagração do curso de Jornalismo e Comunicação como licenciatura, bem como as alterações resultantes da passagem de todos os cursos de formação de professores a licenciatura. As licenciaturas bietápicas de Animação Educativa e Sócio-Cultural e de Turismo e Termalismo foram aprovados para entrarem em funcionamento no ano lectivo de 1999/2000. 
No mesmo ano de 1999/2000 deu-se início aos cursos de complemento de formação científico-pedagógica, de qualificação para o exercício de outras funções educativas e de formação especializada para professores e educadores. 
No ano lectivo de 2003/04 a Escola passou a oferecer um Mestrado, no caso, em Educação, Especialização em Educação, Desenvolvimento Local e Mudança Social, em cooperação com a Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto. 
No ano lectivo de 2004/05 iniciaram-se os novos cursos de licenciatura bietápica em Informação Turística e em Serviço Social.

Sem comentários: