Escola Superior Agrária de Elvas - Conhecer as nossas instituições

Pelo Despacho conjunto dos Ministérios da Defesa Nacional, das Finanças e da Educação, nº 221/99, de 31 de Dezembro de 1998, publicado na 2ª série do Diário da República nº 58/99, de 10 de Março, foi autorizada a reafectação do antigo Quartel do Trem para o Instituto Politécnico de Portalegre, para aí se instalar a Escola Superior Agrária de Elvas.
Durante o primeiro semestre do ano lectivo de 2004/2005, foi feita a transferência das actividades lectivas, a funcionarem em instalações provisórias, para as instalações do Quartel do Trem.
No início do primeiro semestre de 2005/2006 foi feita a transferência para o Quartel do Trem dos Serviços Administrativos, Biblioteca, Gabinetes de Docentes, Relações Públicas, Serviços Académicos, Associação de Estudantes e Conselho Directivo, que anteriormente funcionavam na Rua de Alcamim, n.º 19.
Durante o primeiro semestre de 2007 foram iniciadas as obras que permitirão uma utilização plena das instalações do edifício do Trem possibilitando acrescentar às infra-estruturas existentes, um auditório, uma clínica veterinária e diversas salas de aula e espaços laboratoriais.
O Quartel do Trem tem uma área bruta da ordem dos 6300 m2 repartidos pelas seguintes grandes valências:
◊ 1 anfiteatro grande, com cerca de 150 lugares;
◊ 1 biblioteca;
◊ 7 salas de aula convencionais com capacidade para 30 alunos cada uma;
◊ 2 salas de aula convencionais para 60 alunos cada uma;
◊ 2 salas de informática com capacidade para 24 alunos cada uma;
◊ 1 oficina técnica polivalente;
◊ 5 áreas laboratoriais com gabinetes e arrumos de apoio;
◊ 20 gabinetes para professores, com capacidade para cerca de 34 docentes;
◊ áreas destinadas à Direcção, Conselho Científico e Serviços Administrativos;
◊ associação de estudantes e bar.
Atendendo à significativa área de escavações que o projecto prevê para que o edifício assegure todos estes espaços funcionais, foi necessário proceder a sondagens e estudos Arqueológicos, devidamente acompanhados pelo Instituto Português de Arqueologia. Estas sondagens ascenderam a mais de 100 m2 de escavações até à rocha que variaram entre os 0,5-1 m e os 3 metros de profundidade. O espólio arqueológico encontrado encontra-se devidamente classificado e armazenado para posterior exposição em local nobre do imóvel.

Sem comentários: