Plátano de Portalegre - Conhecer a nossa cidade

«O mais célebre plátano do país é o de Portalegre, que se situa num jardim desta cidade, cuja sombra é muito apetecível principalmente no Verão. Esta árvore que foi plantada em 1838 junto a uma linha de água, tem hoje o tronco em grande parte soterrado, em virtude dos aterros sucessivos para nivelamento do actual arruamento, Av. da Liberdade.Está considerado de interesse público por decreto publicado em "Diário do Governo".
O Plátano de Portalegre tem a maior copa da Península Ibérica. Do tronco que presentemente é muito curto, com 5, 26 m de P.A.P., saem inúmeras pernadas que formam uma copa larga e densa, com 27 m. de diâmetro. É de notar que este plátano, segundo Sousa Pimentel, em 1894 tinha 3 metros de P.A.P. e a copa 24 m. de diâmetro.»

"Ernesto Goes- in Árvores Monumentais de Portugal ,1984"

Junto deste plátano encontram-se duas placas comemorativas assinalando a comemoração dos 160 anos da árvore e data de Dezembro de 1998 e numa outra pequena lage a data de Junho de 2000, assinalando o Dia Mundial do Ambiente, pode ler-se que a árvore foi classificada de interesse público em 1939 e que as suas dimensões eram então as seguintes: diâmetro da copa- 46 metros; perímetro do tronco: 5,66 m. ; altura: 30 metros.


"Década de 40"

"Década de 80"

Sem comentários: