Greensleeves - A música da chamada do Grupo Académico Serenatas de Portalegre

Greensleeves é a música cujo intrumental o Grupo Académico Serenatas de Portalegre utiliza como música de chamamento, ou seja a música que o grupo entoa enquanto a "donzela" vêm à janela.
Entre o início do século XV e o decorrer do século XVII a música começou a ser impressa e a ser vendida, comercializada. Temas musicais começam a espalhar-se rapidamente por toda a Europa, principalmente aqueles que foram criados pelos trovadores da Provença, em séculos anteriores. Com a vinda do Renascimento, a Igreja perdeu algum do seu poder para controlar idéias mas sua imagem ainda era poderosa e que soa bem.
Existe uma longa discussão sobre se terá sido o Rei de Ingalterra Henrique VIII quem escreveu, na realidade, "Greensleeves", uma das mais célebres e certamente mais bem conseguidas músicas de amor de sempre. Sabe-se no entanto que Henrique VIII teve uma educação de excelência e que se tinha em conta como um grande homem da Renascença. Tocou vários instrumentos, incluindo órgão e harpa e isso certamente poderia ter escrito a melodia. Existe também uma carta de amor escrita por ele para Anne Boleyn onde o mesmo descreve uma eloquência (e impaciência), o que também leva a crer que poderia ter sido também o próprio a escrever a letra da canção.
Toda esta discussão se baseia numa lenda que afirma ser de facto da autoria do Rei de Inglaterra Henrique VIII a música e letra de Greensleeves mas muito provavelmente a música já existia e Henrique VII terá simplesmente adicionado a sua própria letra, uma vez que que esta era uma prática bastante utilizada naqueles tempos.O Rei de Inglaterra Henrique VII tinha-se também em conta como um grande amante e último trovador mas como as suas amantes viriam a descobrir este rapidamente se tornava inconstante e rapidamente se apaixonava por outra donzela, um pinga amor!

1 comentário:

Unknown disse...

em primeiro dizer que só hoje descobri o vosso blog e fiquei feliz por ver que está tão bem conseguido.
em segundo, e como aluna do IPP, estou orgolhosa pelo fantástico grupo que são, e pela forma representam a comunidade académica portalegrense.
parabens.