I.P.P.


O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) é uma Instituição de Ensino Superior que integra, neste momento, quatro Escolas Superiores - Educação (ESEP), Tecnologia e Gestão (ESTG), Agrária de Elvas (ESAE) e Saúde. O IPP inicia a sua actividade em 1985 com a ESEP, para, em 1990, começar a funcionar a ESTG, em 1995 a ESAE e, em 2001, integrar a Escola Superior de Enfermagem (actual Escola Superior de Saúde).
A preocupação social tem sido lema deste Instituto. O aumento da capacidade de alojamento de alunos e docentes, o fornecimento de refeições em condições vantajosas, o apoio psico-pedagógico e médico aos alunos e as facilidades concedidas na prática desportiva, no acesso às novas tecnologias e na participação em actividades culturais, testemunham essa preocupação.
Favorecendo-se a cooperação com a comunidade e a prestação de serviços à mesma, a articulação entre as Escolas do Instituto e as Instituições e Empresas resulta benéfica para docentes e alunos, especialmente para estes, face à elevada colocação profissional que se tem verificado. De resto, orgulhamo-nos de afirmar que os nossos diplomados rapidamente encontram trabalho.
Com uma oferta de 21 cursos de Licenciatura e quatro Mestrados, várias Pós-Graduações (não conferentes de grau) e Cursos de Especialização Tecnológica (CET), o Instituto Politécnico de Portalegre abarca áreas tão diferentes como a formação de professores, o turismo, a animação social, o jornalismo, a agricultura, a veterinária, a gestão, a equinicultura, a enfermagem, a engenharia, a informática, o serviço social, o design e o marketing. Com cerca de 250 docentes, 200 funcionários e 3000 alunos, ganha-se animação e dinamismo até agora impensáveis. Ganha-se, igualmente, relevância e afirma-se toda a comunidade académica.