Afinação dos instrumentos de cordas tradicionais portugueses - Compreender e conhecer os nossos instrumentos

Viola Amarantina ( Amarante) Lá, Mi, Si, Lá, Ré
Viola Braguesa ( Braga ) Sol, Ré, Lá, Sol, Dó
Viola Toeira( Coimbra) Mi, Si, Sol, Ré, Lá
Viola Beiroa ( Castelo Branco ) Ré, Si, Sol, Ré, Lá, Ré
Viola Campaniça(Beja ) Sol, Mi, Dó, Fá, Dó
Viola de Arame ( Madeira ) Ré, Si, Sol, Ré, Sol
Viola da Terra ( S. Miguel-Açores ) Ré, Si, Sol, Ré, Lá
Viola da Terceira ( AÇORES ) Mi, Si, Sol, Ré, Lá, Mi
Violão ou Viola Francesa Mi, Si, Sol, Ré, Lá, Mi
Cavaquinho Mi, Dó#, Lá, Lá
Rajão ( Madeira) Si, Fá#, Ré, Lá, Mi
Guitarra de Lisboa Si, Lá, Mi, Si, Lá, Ré
Guitarra de Coimbra Lá, Sol, Ré, Lá, Sol, Dó
Banjolim Mi, Lá, Ré, Sol
Banjola Mi, Lá, Ré, Sol
Banjo de Acordes Ré, Si, Sol, Ré
Viola Banjo Mi, Si, Sol, Ré, Lá, Mi
Bandolineta Lá, Ré, Sol, Dó
Bandolim Mi, Lá, Ré, Sol
Bandoleta Lá, Ré, Sol, Dó
Bandola Mi, Lá, Ré, Sol
Bandonloncelo Mi, Lá, Ré, Sol
Violino Mi, Lá, Ré, Sol
 
Nota: todas as afinações são dadas do agudo para o grave.

Sem comentários: