Museu Académico de Coimbra

Ocupa actualmente um espaço no edifício do antigo colégio de S. Jerónimo tendo estas instalações sido inauguradas em 11 de Dezembro de 1987.
Em 9 de Fevereiro de 1950 o dirigente académico António de Almeida Santos, que em 9 de Janeiro havia tomado posse, com outros estudantes, do Conselho Cultural da Associação Académica, levantou perante a Direcção da Associação Académica a ideia da criação do Museu Académico. A Direcção ficou receptiva e consultou os Organismos Académicos sobre o assunto. Em 27 de Novembro a Direcção da Associação Académica apresenta o projecto de criação do Museu Académico.
Em 2 de Abril de 1951 a Direcção da AAC apresenta o Projecto de Estatutos para o Museu Académico.
Em 21 de Maio é inaugurado o Museu Académico na sala da Direcção da AAC, ao tempo no Palácio dos Grilos. Os Drs. António José Soares e Dr. António G. da Rocha Madahíl fizeram a recolha e arrumação do espólio.
Foi oficializado em 1990 mediante protocolo entre a Reitoria da Universidade, a Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra, a Associação dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra e os Organismos Autónomos da Academia de Coimbra. As peças do museu são quase todas oferecidas e contêm um espólio que retrata o estudante nas suas várias valências.
Encontram aqui os espólios dos fadistas Lucas Rodrigues Junot - capa de estudante, guitarra, provas das gravações discográficas, outros documentos e fotografias; estatuetas em gesso caricaturando Oliveira Salazar e Bissaya Barreto; estatuetas de doutores e varinas; símbolos da cidade; material publicitário da Rádio Universidade; peças de louça antiga pintada à mão com os símbolos das repúblicas, trabalhos feitos por estudantes sobre tradições académicas; exemplares dos símbolos da praxe como a tesoura, a moca, o penico e a colher de pau; vários decretos do Conselho de Veteranos; muitas sebentas manuscritas das que a Marrafa levava a casa dos estudantes; sala Teixeira Santos onde se encontra exposto o núcleo camoniano; a exposição temática sobre a Queima das Fitas com as paredes forradas a cartazes, desde a sua edição em 1931 até aos nossos dias; muitos exemplares de "plaquetes" de caricaturas e de livros de curso; selos comemorativos das Queimas das Fitas; fotografias e bilhetes para o Baile de Gala; uma exposição temática com documentos doados pela família de António Menano, objectos pessoais de grandes personalidades como Hilário, Artur Paredes e Zeca Afonso; uma colecção de pastas académicas do século XIX, confeccionadas nos mais diferentes materiais; espaços com dezenas de caixotes cobertos pelo pó com os mais variados objectos; uma sala com cerca de dois milhares de trofeus da Académica; badalos da cabra roubados, etc..

Colégio de S. Jerónimo
Praça D. Dinis
3000 Coimbra
Apartado 3097
Tel: 239 82 73 96

Horário:
2a a 6a feira entre as 10h e as 12h30m e das 14h às 17h
Encerra Sábados, Domingos e Feriados

Sem comentários: