Casas Brasonadas de Portalegre - Conhecer a nossa cidade

O centro urbano de Portalegre desenvolveu-se principalmente a partir do século XVI, época em que foi elevado a sede de Bispado e a categoria de Cidade. Nos séculos seguintes, com o desenvolvimento da indústria, instalaram-se aqui várias famílias nobres e burguesas, facto que irá contribuir para a existência na cidade e arredores de um dos melhores conjuntos de casas solarengas do país.
O roteiro que a seguir se apresenta inclui um conjunto de 16 Casas Brasonadas situadas dentro da cidade, nas quais o visitante pode apreciar as belíssimas fachadas e os respectivos brasões pertencentes a famílias nobres da região.

Mapa de localização e respectiva identificação dos Solares:

Legenda:
O percurso tem início na Praça da República:

1 - Palácio Achioli – Segundo a tradição, ali existiu um edifício onde morou D. Iria Gonçalves Pereira, mãe de D. Nuno Álvares Pereira. No século XVIII foi construído por uma família de origem italiana, a família Achioli. Em estilo barroco, de linhas geométricas, mantém as características dessa época. Além da fachada, pode apreciar-se uma bela escadaria em granito e alguns painéis de azulejos do século XVIII.Aqui funcionou o Liceu Nacional de Portalegre. Hoje alberga a Escola Superior de Educação de Portalegre.

2 - Palácio Avilez – Data do século XVIII e pertenceu aos Condes de Avilez. No hall de entrada podem apreciar-se painéis de azulejos historiados do início do século XVIII.Hoje alberga o Governo Civil e a Polícia de Segurança Pública.

3 - Solar dos Viscondes de PortalegreEdifício barroco com fachada facializada. O brasão pertence à antiga casa dos Costas, Sousas de Arronches, Avilezes e Juzartes, que posteriormente foram Viscondes de Portalegre.É uma casa particular.

4 - Casa Nobre de D. Nuno de SousaTambém conhecida como Solar dos Melos, foi mandada construir por D. Nuno Vaz de Sousa em 1538. Pertenceu aos Condes de Melo e depois aos de Vila Real.Da construção primitiva restam duas janelas em estilo manuelino com decoração vegetalista.

5 - Palácio BarahonaConstruído nos finais do século XVIII, início do século XIX. O brasão é de mármore branco. Pertenceu ao Dr. Francisco Cordovil Caldeira de Castel-Branco Mousinho de Mattos que era conhecido pelo apelido materno de “Barahona”. Mais tarde passou para a posse do Marquês de São Payo.Aqui funciona actualmente o Arquivo Distrital.

6 - Os Paços do ConcelhoEdifício Filipino datado de 1634. Destaca-se o trabalho em ferro forjado das sacadas das janelas. Por cima da janela principal encontra-se o escudo das armas nacionais. Dos lados existem duas lápides, uma com as armas da cidade e outra afirmando o culto à Imaculada Conceição que é Rainha de Portugal desde o reinado de D. João IV.Até Março de 2006 este edifício albergou os serviços da Câmara Municipal de Portalegre.

7 - Palácio da família Andrade e SousaÉ um edifício do Século XVII de feição sóbria e rectilínea. O brasão pertence aos Ataídes, Pereiras, Fonseca, Tavares e Carvalhais.Funcionou aqui o antigo Grémio da Lavoura.

8 - Antigo SeminárioFoi fundado no século XVI pelo 3º Bispo de Portalegre, D. Frei Amador Arrais. No século XVIII foi restaurado por ordem do Bispo D. Frei João de Azevedo.Está aqui instalado o Museu Municipal.Na Praça do Município pode ainda visitar a Catedral (século XVI/XVII/XVIII).

9 - Paço EpiscopalFundado pelo 3º Bispo de Portalegre, D. Frei Amador Arrais, nos finais do século XVI, foi remodelado no século XVIII. O brasão pertence ao 15º Bispo de Portalegre D. Frei João de Azevedo.É hoje ainda a residência do Bispo de Portalegre.

10 - Palácio AmareloFoi construído no século XVII e modificado nos séculos XVIII e XIX. Pertenceu à família dos Rombos Tavares. É constituído por 2 edifícios possuindo cada um deles um brasão esquinado. Possui um belo conjunto de sacadas em ferro forjado do século XVII. De salientar o torreão quadrado e esquinado com 4 belas janelas construído no século XIX.É uma casa particular.

11 - Palácio dos Caldeira Castel-BrancoData da primeira metade do século XVIII. O brasão ostenta as armas dos Castel-Brancos onde se pode ver um leão rompante.É actualmente o Museu da Tapeçaria de Portalegre.

12 - Palácio PóvoasData do século XVIII.

13 - Casa NobreConhecida na cidade como Palácio dos Silveiros, apresenta linhas sóbrias e um pequeno brasão na fachada principal. Foi edificada nos finais do séc. XVIII.

14 - Solar das AvencasAssim denominado pelos actuais proprietários que aqui instalaram uma unidade de Turismo de Habitação.Fachada sóbria ostentando um brasão dos Barros Castelo Branco.

15 - Casa NobreData dos finais do século XVII e é um bom exemplo da exuberância barroca desta época. Possui brasão esquartelado com elmo e timbre.No número 26 da rua Benvindo Ceia encontramos o:16 - Palácio dos Tavares FalcõesEdifício dos finais do século XVI. Na fachada ostenta o Brasão dos Tavares Falcões. No andar superior possui uma janela geminada com colunas e arcos de volta abatida.

Sem comentários: