Fontes da cidade de Portalegre - Conhecer a nossa cidade

A cidade de Portalegre e os seus arredores contam com mais de 30 fontes.
Até finais do século XIX, a água canalizada estava praticamente circunscrita às fontes. Só a partir dos anos quarenta do século XX se pode falar de água canalizada ao domicílio. As fontes de Portalegre começam, por isso, por constituir um mobiliário urbano de características utilitárias.
O roteiro aqui apresentado inclui fontes de valor artístico e monumental variado e pretende, num percurso onde se inserem outros monumentos e edifícios de grande valor arquitectónico, chamar a atenção para as fontes que aqui e ali vão surgindo.

Fonte do Outeiro – Situada na Rua do Pinheiro data de 1883. Pintada de amarelo e branco, cores típicas da cidade com o brasão de armas da cidade.

Fontes do Corro – Situam-se na  Praça da República. Nesta Praça encontrava-se uma Fonte Filipina com o brasão de armas da cidade, a qual se encontra hoje numa praça de Cascais. Em sua substituição foram implantados, por volta de 1894, dois marcos fontanários em granito da região.

Fonte das 3 Bicas – Situada no encontro da  Rua Garrett com o Largo Alves de Sousa data de 1864. Pintada de amarelo e branco está encimada por um belíssimo varandim. Tem 3 bicas e a data gravada.

Fonte da Concha – Situada na Rua Dr. José Maria Grande esta fonte é também chamada Fonte de Manuel de Jesus por se tratar de uma fonte particular que pertencia à casa que lhe está anexa. Data do séc. XIX. É constituída por uma grande concha em cima de um varandim. Está pintada de branco e amarelo.

Fonte da Boneca – Situada no Largo Serpa Pinto data de 1894. Executada em lioz, enquadra-se no estilo neoclássico. Parece ter sido construída com o intuito de embelezar a cidade na sequência de uma visita prevista do Rei D. Carlos I a Portalegre.

Fonte de Mergulho - Situada na Rua de Elvas data do século XVI. Servia para abastecer de água o Convento de Santa Clara que lhe está anexo. Apresenta arcos geminados, separados por um mainel, que, sobre o capitel, ostenta um círculo raiado.

Fonte do Claustro do Convento de Santa Clara – Situada na Rua de Elvas data do século XVIII e encontra-se a decorar o belo Claustro Gótico do Convento de Santa Clara. Apresenta elementos decorativos característicos do estilo Barroco.

Fonte da Misericórdia – Situada no encontro da Travessa de São Lourencinho, da Rua Acciaioli e da Rua da Misericórdia, data de 1906, e foi, provavelmente inspirada na fonte do Largo do Teatro. Numa das faces possui a data gravada e o brasão de armas da cidade gravada em relevo. Construída em mármore branco com laivos vermelhos e negros.

Fonte Nova – Situada no encontro da Rua Luís de Camões e d0 Largo data de 28 de JaneiroData de 1894. Executada pelo escultor Augusto Desirat em mármore de Estremoz. Tem duas bicas. A decoração inclui o brasão de armas da cidade de Portalegre.

Fonte do Rossio – Situada como o próprio nome indica, no Rossio, começou por ser colocada no Largo de Santiago em 1865, e só em 1889 passou para o Rossio.

Fonte do Jardim do Tarro – Situada na Avenida da Liberdade, foi construída nos anos sessenta do século XX. Está anexada a um pequeno lago que se pode atravessar por meio de passadeiras de pedra.

Fonte de Nepturno – Situada na Rua General Conde de Avillez, Mosteiro de São Bernardo, data da segunda metade do século XVI e apresenta elementos decorativos do manuelino e do renascimento. Foi remodelada no século XIX, datando desse período a figura de Nepturno e as carrancas que a suportam.

Sem comentários: