Lenda de S. Martinho

São Martinho de Tours era filho de um Tribuno e soldado do exército romano. Nasceu e cresceu na cidade de Sabaria, Panónia (atual Hungria), em 316, sob uma educação da religião dos seus antepassados, deuses mitológicos venerados no Império Romano, aos 10 anos de idade, entrou para o grupo dos catecúmenos (aqueles que estão se preparando para receber o batismo). Aos 15 anos de idade, e contra a própria vontade, teve de ingressar no exército romano e dirigir-se para a Gália (região na atual França). Aos 18 anos abandonou o exército pois o cristianismo não comportava mais suas funções militares. Foi batizado por Hilário, bispo da cidade de Poitiers. Morreu no dia 8 de novembro de 397. Sua festa é comemorada no dia 11, data em que foi sepultado na cidade de Tours.
Venerado como São Martinho de Tours ele tornou-se no primeiro Santo não mártir a receber culto oficial da Igreja e tornou-se um dos Santos mais populares da Europa medieval.

O famoso episódio do manto:
Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessaruma serra muito alta, os Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muitofrio, vento e mau tempo.
Martinho estava agasalhado normalment...e para aépoca: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmenteusavam.
De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupasjá velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar.
Então, pegouna espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio edeu metade ao pobre.Nesse momento… as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia queera Verão!
Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sidobom.É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendoOutono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho!

Sem comentários: