Açorda Alentejana - Conhecer a gastronomia da nossa região

A açorda à alentejana é uma sopa típica do Alentejo que, ao contrário da maioria das sopas, não é cozinhada. A receita de açorda não é universal, já que muda de zona para zona e mesmo de família para família. A composição básica da açorda é alho, sal, azeite, água em ebulição e pão fatiado, no entanto a esta mistura acrescentam-se ervas aromáticas como o coentro ou o poejo e pode servir-se com peixe fresco (cozido ou frito), bacalhau ou ovo (escalfado ou cozido).
Vai á mesa do pobre e do rico e raro é o dia em que não constitui o almoço do trabalhador rural. Tem muitas variantes e é influenciada pelas mudanças de estação como é regra em cozinhas tradicionais, de terra para terra. Há ementas que são mais apropriadas para o verão, por serem mais frescas e outras para o inverno, mais quentes. No entanto esta pode ser confeccionada durante todo o ano. As variações de ementas têm também a ver com os ingredientes que às vezes rareiam durante o ano. Mesmo que se façam reservas não estão tão frescos e não são tão saborosos. Por exemplo as verduras e vegetais são muito mais apetitosas e com mais vitaminas do que fora da época, tal como as frutas. Como os cereais são importantes na alimentação, contendo fibras e vitaminas esta ementa é recomendada para uma refeição substancial, apetitosa e boa em hidratos de carbono e vitaminas.

Ingredientes:
- um bom molho de coentros ou uma mistura de duas ervas;
- 2 a 4 dentes de alho;
- 1 colher de sopa bem cheia de sal grosso;
- 4 colheres de sopa de azeite;
- 1.5 litro de água a ferver;
- 400 g de pão caseiro (duro); 4 ovos.

Confecção:
Depois de reunir todos os ingredientes pisam-se os coentros num almofariz reduzindo-os a papas com os dentes de alho, a que se retiram o grelo, e o sal grosso. Deita-se esta papa na terrina ou numa tigela, rega-se com o azeite, e escalda-se com água a ferver, onde previamente se escalfaram os ovos (de onde se retiraram). Mexe-se a açorda com uma fatia de pão grande, com que se prova a sopa, sendo esta designada de sopa de azeiteira ou sopa mestra.Introduz-se então no caldo o pão, que foi ou não cortado em fatias ou em cubos com uma faca, ou partido à mão, conforme o gosto. Depois tapa-se a açorda, pois uns gostam dela mole e outros apreciam as suas sopas duras. Os ovos são colocados no prato ou sobre as sopas na terrina, também conforme o gosto.

Sem comentários: