SC Estrela de Portalegre - Antigo local de ensaio do Grupo Académico Serenatas de Portalegre

O Sport clube Estrela foi fundado em 23 de Setembro de 1919.
Foi nesse tempo que um grupo de jovens portalegrenses se decide a acabar com as "brincadeiras de rua" e a partir para a fundação de uma equipa de futebol a sério. O grupo dinamizado pelo entusiasta Sr. Manuel Milhinhos, contou ainda com a participação de Domingos Mourato, José Fonseca, Miguel Sajara, Joaquim Bagina, José Maravilha, Edmundo Mão de Ferro Francisco Pereira, Manuel Caldeira, António Garção, David Paula, Manuel Biquinhos e José Maria Ceia, número que chegava para uma equipa de futebol com dois suplentes. 
Fazem-se várias reuniões, sempre debaixo da centenária árvore do Rossio, tendo como testemunhas as estrelas do céu. Daí o nome Sport clube Estrela.
O Estrela conseguiu ser o clube mais representativo do Alto Alentejo entre 1927 e 1934, altura em que foi 13 vezes Campeão Distrital do Alto Alentejo e Campeão Regional na época de 1947/48.
Passaram pelo Estrela os maiores jogadores do Distrito, casos de Manuel Santana, "o Calceteiro", José Lopes, "o Galveias", Armando Esteves, Cristóvão Canário um grande goleador, Luciano Calado, que se transferiu pare a Vitória de Setúbal, Rosa que foi para o S L. Benfica e Carlos Canário que se transferiu para o Sporting, jogando na famosa equipa dos "Cinco Violinos", tendo sido o jogador alentejano da época mais vezes internacional vestindo por 11 vezes a camisola da Selecção; Manuel Santana e José Lopes também se transferiram para o Sporting.
A época de 1976/77 foi, nos últimos anos uma das mais brilhantes, pois o Estrela esteve a um empate de ascender à 1ª Divisão Nacional.
Mais recentemente, em 1983/84, o S. C. Estrela venceu a Série D da 3ª Divisão.
A equipa sagrou-se na época transacta Campeã Distrital, regressando ao Campeonato Nacional de 3ª Divisão onde já participou em 28 campeonatos tendo também estado na 2ª divisão durante 22 épocas.
O clube teve sempre equipas nos escalões jovens com diversos títulos distritais e regionais
Mas o Estrela não foi só futebol. O Clube teve em determinada altura um grupo cénico e também secções amadoras, tais como o Andebol, Pesca Desportiva, Campismo, Ténis de Mesa, Basquetebol, Voleibol, Cicloturismo, Atletismo, etc.
O Sport clube Estrela tem sede própria, uma aquisição importante para a sobrevivência, actual, do clube.
Em 17 de Agosto de 1983, foi concedido ao Estrela pelo Presidente da República, Dr. Mário Soares, o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, para em 25.00.89, por despacho do Ministro da Educação e Cultura ser atribuída ao Clube a medalha de bons serviços desportivos.
Em Maio/98 foram inauguradas a sala de troféus e de Honra na Sede Social do Clube e foi feita uma homenagem ao Plátano do Rossio, onde o Sport Clube Estrela nasceu.O SC Estrela acolheu e cedeu gentilmente, através do Sr. Zé, responsável pelo café restaurante no edificio do SC Estrela, uma sala para os ensaios do Grupo Académico Serenatas de Portalegre nos anos de 2006, 2007 e 2008.   

www.scestrela.pt

Sem comentários: