Traje da Ceifeira - Compreender e conhecer as tradições da nossa região

A roupa das ceifeiras é constituída por dois fatos: roupas do campo e roupas de portas.  
 Roupa do Campo – composta por botas altas, meias grossas pretas, saias dos calções (é uma saia de riscado muito franzida, apanhando- -se esta depois, aos joelhos com uns cordões que se chamam “orelos” e entre as pernas prega-se com alfinetes de dama), uma blusa velhas, um chapéu preto chamado “aguadeiro” no Inverno, no Verão chapéus de palha, um lenço com riscas pretas e brancas. É o fato de trabalho.














Roupa de Portas – composta por uma saia feita de um tecido chamado “gorgorina” franzido ou não, uma blusa do mesmo tecido, ou de fazenda no Inverno. A blusa de Verão tem um folho quadrado, o avental era bordado à máquina, ou com folho por baixo, o lenço azul-escuro de seda. É o fato que as ceifeiras vestiam depois do trabalho nos campos.


Utensílios:

Canudos - São feitos de cana de bambu (de foguete) e eram de muita utilidade, pois serviam para colocar nos dedos das mãos quando se utilizava a foice evitando-se assim os cortes nos dedos.
Cocho - É feito de cortiça e serve, como copo, para beber água. Normalmente era utilizado quando se andava nos trabalhos do campo.
Foice - É um objecto de aço de lâmina curva, denteada e com cabo de madeira e que serve para cortar (ceifar) erva para dar de comer ao gado e para trabalhar nas grandes cearas do Alentejo.

Sem comentários: