Janelas Manuelinas do Palácio de Dom Nuno de Sousa - Conhecer a nossa cidade

Estas janelas Manuelinas estão classificadas como Monumento Nacional. Foram construidas durante a influência do Bispo D. Jorge de Melo. A classificação abrange um conjunto de quatro janelas maineladas em granito, com fustes em mármore da região, de tipologia e ornamentação ainda Manuelina. Ao centro da fachad, no nível segundo registo, abres-se uma larga janela rectangular com moldura em meia-cana, seguida por uma superfície denteada, evocando temas de ourivesaria. No andar superior abrem-se as restantes três janelas.
A janelas central é a mais elegante, com moldura constituída por dois colunelos geminados em cada lado, o interior desenvolvendo-se para formar a dupla arcada que assenta no mainel, e o exterior crescendo em arco conupial rematado por uma flor de Lis. O mainel é um fuste duplo torcido, apresentando sobre o capitel em granito um escudo talhado na mesma pedra. Obreiras e parapeito são profusamente decorados, as primeiras com temas vegetalistas ainda de inspiração gótica, e o segundo apresentando-se como o elemento mais moderno do conjunto, formado por uma placa de mármore onde se desenvolve uma teoria de fauna e flora fantástica de detalhe elegante.
As duas janelas que enquadram esta são simples, embora se mantenha o lançamento de arcos geminados cujo intradorso é aqui decorado com pequenas rosetas. O mainel, torso, sustenta pequenos capiteis vegetalistas.
O palácio viria a ser propriedade dos Condes de Vila Real, título criado por D. João VI em 1823, os descendentes do próprio D. Nuno de Sousa.

Mais informação em: www.portugalnotavel.com

Sem comentários: