Vídeo da actuação na Semana do Caloiro ESEP 2010/2011 - 27 de Setembro

Actuação do Grupo Académico Serenatas de Portalegre dia 27 de Setembro de 2010 na escadaria do pátio da Escola Superior de Educação de Portalegre do Instituto Politécnico de Portalegre na Semana de Recepção ao Caloiro 2010/2011.
O Grupo Académico Serenatas de Portalegre  deseja a todos(as) os caloiros(as) as boas vindas à Academia Portalegrense e que os próximos anos de estadia na cidade de Portalegre sejam anos felizes repletos de amizade, companheirismo, sucesso académico e muito espírito académico.
Que esta semana de Recepção ao Caloiro seja apenas a primeira de muitas semanas animadas e divertidas da vossa estadia na cidade de Portalegre.
Praxe Académica, ou simplesmente Praxe, consiste no conjunto de tradições, usos e costumes de uma comunidade académica portuguesa.
A praxe académica é um conjunto amplo de tradições, usos e costumes que se praticam e repetem ao longo dos anos no foro universitário, e cuja Alma Mater é Coimbra. Fortemente ligada ao conceito de praxe académica, está a tradição de integrar os caloiros na sua nova escola e nos próprios costumes, pelo que a praxe tem também um ritual iniciático fortemente hierarquizado. Esta ligação é forte de tal modo que por muitas vezes se confunde o conceito de praxe, que é o conjunto de todas as tradições e rituais com o de "gozo ao caloiro". Actualmente, as actividades de recepção ao Caloiro tem sofrido forte contestação e gerado enorme polémica, chegando a haver o instaurar de diversos processos-crime, em razão de práticas que, afinal de contas, nada têm a ver com os ritos iniciáticos da praxis académica.
Associado à praxe académica, está o mote Dura Praxis, Sed Praxis - a praxe é dura, mas é praxe! - baseada no mote latino Dura Lex, Sed Lex .

Sem comentários: