Transporte ferroviário - Linha do Leste - Conhecer a nossa cidade, conhecer a nossa região

Data de 1852 o Decreto-Lei através do qual o Governo aprova a construção do caminho-de-ferro em Portugal. Os trabalhos iniciaram-se em Maio de 1853 mas passarão três anos até que no dia 28 de Outubro de 1856 seja inaugurado o primeiro troço de via férrea em Portugal, ligando Lisboa ao Carregado.
O projecto inicial previa a construção duma linha que ligaria Lisboa a Madrid passando por Santarém e Elvas. Esta linha denominar-se-ia linha do Leste. No sítio da actual cidade do Entroncamento a ela se ligaria uma outra, com início no Porto, denominada linha do Norte, permitindo assim a ligação de Lisboa à cidade invicta.
Após muitas dificuldades que interromperam os trabalhos, em Junho de 1859 foi firmado um contrato com o espanhol D. José Salamanca com o objectivo de concluir as linhas do Norte até ao Porto e a do Leste até à fronteira luso-espanhola próximo de Badajoz.
A dinâmica deste empreiteiro dá um novo impulso ao caminho-de-ferro. Os trabalhos reforçaram-se e, pouco tempo depois, em 1863, a linha do Leste é terminada com a ligação a Elvas e à fronteira espanhola junto ao rio Caia. Ficava assim estabelecida a primeira ligação ferroviária entre Lisboa a Madrid e, em simultâneo, às regiões do Ribatejo e de Alto Alentejo.
Actualmente nesta linha circulam comboios regionais de passageiros que ligam o Norte Alentejano (distrito de Portalegre) ao Entroncamento, permitindo a partir daí a ligação a Lisboa e ao Porto. Circulam também comboios de mercadorias que fazem tráfego nacional e internacional.

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