Turismo: "actividades que as pessoas realizam durante as suas viagens e permanencia em luagres distintos dos que vivem, por um determinado período de tempo com fins de lazer, negócios e outros."
De acordo com a Organização Mundial de Turismo, segundo dados de 2006, Portugal é um dos 20 maiores destinos do mundo. Nesse ano quase 12 milhões de turistas visitaram Portugal. Curiosamente, um valor superior à população residente no país.
Portugal é amplamente reconhecido na Europa pelo sol, praias, gastronomia e herança cultural e patrimonial.
O Norte Alentejano é uma unidade territorial caracterizada por uma enorme diversidade natural e paisagística, resultado, fundamentalmente, das múltiplas influências de ordem física, biológica e cultural que aqui interagem. São factores, por um lado, característicos da peneplanície alentejana de horizontes abertos e amplos, modelada pela forma extensiva de exploração do solo, e, por outro, típicos das paisagens mais setentrionais, montanhosas e frias. Por entre um variado mosaico de searas, montados, carvalhais, castinçais, olivais, pinhais, eucaliptais, vinhas, hortas e pomares, matos e matagais, bosques ripícolas, cursos de água e albufeiras, ergue-se a majestosa Serra de São Mamede, com as suas imponentes e vigorosas cristas quartzíticas, que é o elemento fulcral e determinante de todo o ambiente natural e cultural do Norte Alentejano.
A Serra de São Mamede, corpo central do Parque Natural com o mesmo nome, é um misto diversificado de paisagens, resultado de uma cooperação quase sempre harmoniosa entre o Homem e a Natureza. Por entre a paisagem natural tipicamente serrana, caracterizada por meios rochosos, agrestes e nus, prolifera uma enorme variedade de biótopos e habitats: reside aqui o limite sul de distribuição de muitas espécies e comunidades vegetais tipicamente atlânticas.
Para além da Serra de São Mamede, existem outros locais no Norte Alentejano cuja paisagem é dominada pelos elementos geológicos, com uma fisionomia e características próximas das paisagens serranas graníticas. Fazemos aqui referência a dois desse locais: o maciço de Santa Eulália e a região de Póvoa e Meadas.
Portalegre - a nossa cidade...
Alto Alentejo - a nossa região...
Sem comentários:
Enviar um comentário